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PUBLICAÇÕES

The use of Body-Mind Centering® to support training in Michael Chekhov's acting technique'.

Theatre, Dance and Performance Training

Taylor and Francis online (Routledge)

v.15, issue 01 

2024

Abstract: This article discusses the confluence of Body-Mind Centering (BMC)® practices with elements of Michael Chekhov’s technique as foundations for an integrated psychophysical approach to acting that does not build divisions between the actor’s body, psyche, and mind. For Chekhov, actors embody their characters from creative work, driven by embodied imagination and awareness of sensory perception. BMC® proposes ‘embodiment’, which is seen as an awareness process, at the cellular level, which occurs through the participant’s experience itself, not through intellectual understanding. Linking sensory perception to imagination the author emphasizes the respect for the singularity in both approaches: for BMC® any self-perception of the body is valued and for Chekhov, actor’s creative individuality must be respected. The author has investigated, in research-led workshops, experiences of the actor’s living anatomy from body systems and patterns as new grounds for Michael Chekhov’s acting technique. This work has explored a relationships between specific imaginary centres to correspondent organs and tissues of the body and particular movement qualities to specific body systems. The practice research revealed that BMC® broadens the perception of internal physical aspects, as a mental state, which supports the development of the skills sought by Chekhov for what he called ‘inspired acting’. Furthermore, the systematization achieved in this research can be applied to sectors beyond the theatre, resonating with Fleming and Cornford et al.’s argument for a use of Chekhov Technique in applied, community and therapeutic contexts (2020).

Key words: Body-Mind Centering; Michael Chekhovs acting Technique; body, psyche; expression

Arte e espiritualidade: influências antroposóficas sobre a técnica de Michael Chekhov

Ephemera

UFOP

V.6, n 11, 2023

Resumo: Este trabalho enfoca as influências da Antroposofia sobre a técnica teatral de Michael Chekhov, visando compreender o papel da espiritualidade no fazer artístico destas duas abordagens. Para tanto, perpassa as noções da Antroposofia como corpos físico, etérico e astral; mundos físico e suprassensível; imaginação; meditação; Gesto de Alma e Euritmia, buscando identificar ressonâncias na sistematização de Chekhov para a atuação.

Palavras-chave: técnica Michael Chekhov, antroposofia, atuação e espiritualidade

Psicologia feminina, imaginário e criação em "Isadora: a dança do destino" 

Revista Repertório

UFBA

v.01, n40 

2023

Resumo: Este trabalho enfoca o processo de criação do espetáculo  "Isadora: a dançå do destino", por nós escrito e dirigido, a partir da biografia da dançarina Isadora Duncan. Para a construção da corporeidade de Isadora, tivemos por estímulos a cosmologia da matéria de Gaston Bachelard e para a elaboração da personalidade da protagonista, nossa base foi o estudo da psicologia da mulher, de linha junguiana, como proposto por Jean Shinoda Bolen e Jennifer e Roger Woolger, que se pautam pelos arquétipos das deusas gregas. A partir do processo criativo, busca-se refletir sobre a simbólica configurada no espetáculo, tendo por escopo as ciências dos símbolos e do imaginário, segundo as proposições de René Alleau e Gilbert Durand.

Palavras-chave: Poéticas da alma; processo criativo; psicologia junguiana; encenação; atuação

Interações audiovisuais com a cena remota no contexto pandêmico: experiências e reflexões

II CINEMAGEM

Cinema, vídeo, Brasil

Anais

pp.237-248

 2022

Resumo: Este trabalho enfoca a confluência entre as artes do vídeo e o fazer teatral, a partir da necessidade imposta às artes da cena, devido ao advento da pandemia de COVID-19. Se antes as artes cênicas se apropriavam da linguagem do audiovisual para incorporarem-na às suas narrativas ou espetacularidades, através principalmente de projeções videográficas, com o advento da pandemia da COVID19, elas tiveram de se inserir dentro das telas, apropriando-se dos suportes e da linguagem do vídeo como modos de produção, para resistirem aos tempos de isolamento social e, no caso do Brasil, de total ausência de uma política social e cultural para o momento. Esta interação entre as artes audiovisuais e as cênicas já é antiga. O que mudou, neste contexto, foi a própria linguagem de uma arte convivial que passou a encontrar com o espectador pela intermediação de câmeras e telas. O texto aborda, assim, a base audiovisual dos modos de criação e produção desta cena remota, com base na análise de OLAR Universo, de Luciana Paes (SESC São Paulo, 2021) e de memorial de orientação de O solo que me Nutre, de Carlos Becker (Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Cênicas da UNESPAR, 2021), para propor uma reflexão acerca de novos e eventualmente transitórios paradigmas de criação e recepção da cena remota, diretamente influenciados pela linguagem do audiovisual. 

Palavras-chave: Audiovisual; Teatro; Cena remota; Multimídia e cena; Artes Híbridas

O câncer e a travessia da alma

IJEP

São Paulo

2022

Resumo: O texto aborda alternativas à perspectiva do/a diagnosticado/a de câncer, frente aos desafios que a doença lhe apresenta. Através de uma paralelo com o mito do herói, ressalta-se a importância de ressignificação do processo vivenciado (JAFFÉ, 1995) pelo doente. Aborda-se o poder da imaginação dos processos de cura das tradições xamânicas (ELIADE, 2002; ACHTERBERG, 1996), além do olhar de Carl Gustav Jung (1963; 2008) sobre os  rituais mágicos dos povos primitivos e sobre o poder de simbolização das transformações operadas pelos alquimistas, como inspirações para se trilhar o chamamento da alma que a doença pode estar operando.

Palavras-chave: psicologia profunda; câncer; alma; imaginação e cura; xamanismo.

Atuação no ensino remoto: ensaios somáticos e Chekhovianos

ANAIS ABRACE

V.21, 2021

Resumo: Este trabalho relaciona aspectos pedagógicos e técnicos propostos por Michael Chekhov em suas Lessons for Teachers (2018), princípios educacionais pontuais da comunidade de Dartington Hall e elementos da Educação Somática como vistos pelo Body-Mind Centeringsm, visando refletir sobre suas ressonâncias numa possível abordagem pedagógica da atuação, em tempos de ensino remoto. Como trazer os aspectos imaginativos encontrados nas proposições chekhovianas para o corpo em atuação, hoje, nas condições do ensino remoto, em meio à realidade pandêmica? É possível estabelecer o sentido de ensemble, caro à técnica de Chekhov, em meio ao distanciamento corporal? Seria viável atualizar, em corpos que criam à distância, uma ética pautada por princípios comunitários? Como a anatomia vivencial do Body-Mind CenteringSM pode contribuir para a criação psicofísica do ator, apoiada na premissa imaginativa de Chekhov, em tempos de mediação tecnológica? São questões que não param de emergir no dia a dia da prática pedagógica de atuação da autora que, neste ensaio, as tangencia visando antes as ressonâncias da partilha do que o encontro de respostas estáveis.

Palavras-chave: Michael Chekhov; Dartington Hall; Body-Mind Centering (sm); atuação; pedagogia teatral.

Carta ao objeto de amor perdido

IJEP

São Paulo

2021

Resumo: Neste ensaio abordamos as emoções das perdas, com seus danos, tristeza, tentativas de superação e os caminhos criativos que surgem, à luz da Psicologia Junguiana. São analisadas algumas produções artísticas que abordam esse tema.

Palavras-chave: psicologia profunda; melancolia; expressão artística.

Da criação de Dartington Hall ao Teatro Estúdio de Michael Chekhov: os princípios de comunidade, educação, atuação

REVISTA CIENTÍFICA DE ARTES DA FAP

Dossiê: ORGANIZAR A VIDA, VIVER NA ARTE

V.24, no 01, 2021

Resumo: Este trabalho aborda a estruturação da comunidade de Dartington Hall, no Reino Unido, os princípios educacionais e artísticos que ela consolidou entre os anos de 1925 e 1938 e o trabalho de Michael Chekhov nela sistematizado, entre os anos de 1935 e 1938. Para tanto, a autora navega entre sua própria experiência de pesquisa, os diversos eventos (em diferentes períodos ou países) que marcaram a estruturação da comunidade, e as relações que potencializaram a intensa vida artística de Dantington Hall, nos anos de 1930. Localizada em uma área rural em Devon, Inglaterra, Dartington Hall foi fundada por Leonard e Dorothy Elmhirst em 1925, como um experimento educacional que entendia a escola como vida, e não como uma preparação para a vida. Nos anos 1930, diversos artistas começam a desenvolver trabalhos educacionais e artísticos na comunidade, entre eles, o ator e diretor russo Michael Chekhov, que fundou ali seu Teatro Estúdio. A autora busca relacionar o pensamento que estruturou essa comunidade, educacional e artisticamente, aos princípios da técnica de Michael Chekhov, apoiando-se, então, em proposições de filósofos contemporâneos da comunidade, para pensar o papel da alteridade como basilar tanto para Dartington Hall quanto para a técnica chekhoviana.

Palavras-chave: imaginação; comunidade; técnica Michael Chekhov; Dartington Hall

O pensamento de Goethe e suas influências sobre Chekhov

GP Processos Criativos em Artes Cênicas

CNPq/UNESPAR 2021

Resumo: Compartilhamento de parte da pesquisa "Atuação e Espiritualidade: as bases antroposóficas de Michael Chekhov", desenvolvida na UNESPAR, entre 2020 e 2023 (vídeo)

Palavras-chave: imaginação, técnica Michael Chekhov, Antroposofia, Wolfgang Goehte 

Michael Chekhov: imaginação e comunidade

GP Processos Criativos em Artes Cênicas

CNPq/UNESPAR 2021

Resumo: Mesa redonda do Evento Os Rumos da Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos de Crise II, organizado pelo Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas UNESPAR/ CNPq, que contou com as apresentações das professoras doutoras Luciana Barone, Cass Fleming e Verônica Fabrini.

Palavras-chave: imaginação, técnica Michael Chekhov, comunidade

A expressão criativa como processo alquímico

IJEP

São Paulo

2021

Resumo: Este trabalho traça um paralelismo entre a expressão artística e o processo alquímico. Para tanto, enfoca as etapas da alquimia, analisadas do ponto de vista da psicologia junguiana como processos vividos pela psique e as compara a fases do processo de criação artística. é da relação entre a psique e o fazer que surge o terceiro elemento, a obra em si, fruto da conuntio, que é o ponto culminante da opus.

Palavras-chave: processo de criação; psicologia profunda; alquimia; expressão artística.

O Self e a Atuação: ferramentas para consciência e criação no trabalho do ator

REVISTA CONTRAPONTOS

Dossiê: Artes do Corpo e Educação

V.20, no 02, 2020

Resumo: Este artigo aborda ferramentas para o trabalho criativo de ator a partir do aprofundamento do conhecimento de si. O texto apresenta o relato da experiência pedagógica da autora em um curso de extensão (2018), que propôs como etapa de projeto de pesquisa focar na relação entre a ampliação da consciência psicofísica do ator e a criação de um personagem. Foram investigadas práticas de meditação ativa, de máscara neutra, da Educação Somática (pelos sistemas corporais do Body-Mind Centering™) e de elementos da técnica de atuação de Michael Chekhov. A estreita relação entre imaginação e percepção foi enfocada tanto como base para a ampliação da consciência corporal e psíquica quanto como fonte de criação psicofísica. 

Palavras-chave: body-mind centering; técnica Chekhov de atuação; psicologia profunda.

Inconsciente, subjetividade e processo de criação cênica

Pitágoras 500

UNICAMP

2014

Resumo: Este estudo focaliza a relação entre o inconsciente e a subjetividade no processo de criação, para experimentá-la em uma elaboração cênica, a partir da prática meditativa e da narrativa de sonhos. Para tanto, explora a psicologia profunda mapeada por Carl Gustav Jung relacionando-a a processos operativos que se dão na formatividade da obra, em seu percurso de criação.

Palavras-chave: processo de criação; psicologia profunda; teatro.

Identidade e memória no teatro multicultural de Robert Lepage

Revista

INTERFACES

2012

Resumo: Este artigo discute a relação entre identidade e memória na obra do encenador canadense Robert Lepage, com enfoque nas produções das décadas de 1980 e 1990. Para tanto, parte da definição de “teatro multicultural” (PAVIS, 2006) e da recorrência à rememoração na cena contemporânea (LEHMANN, 2007), evidenciando as influências da dupla colonização canadense e das memórias coletiva e pessoal na construção de subjetividades em torno da identidade na cena lepagiana e em suas relações com a recepção.


Palavras-chave: identidade; teatro multicultural; Robert Lepage

Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas

ANAIS XI Congresso Internacional da ABECAN

20 anos de Interfaces Brasil-Canadá

UFBA, 2011

Resumo: O trabalho aborda as origens do processo colaborativo, os procedimentos empregados por diferentes companhias, bem como os contextos em que se desenvolvem e influenciam em diferentes países das Américas.

Palavras-chave: processo colaborativo; processo de criação cênica, criação coletiva.

Projeções poéticas: influência do advento das técnicas do cinema, da iluminação e do vídeo sobre a cênica moderna e contemporânea

I Encontro do GIPA

UNESPAR, 2008

Resumo: Este artigo apresenta um recorte histórico sobre as influências sofridas pela prática teatral com o advento das tecnologias da iluminação elétrica, do cinema e do vídeo, procurando identificar, na hibridização das diferentes linguagens, as novas possibilidades de materialização de anseios estéticos que estas tecnologias trouxeram ao teatro, favorecendo o nascimento de poéticas cênicas que se servem de diferentes mídias, em suas formulações narrativas, a exemplo da obra do encenador canadense Robert Lepage. 

Palavras-chave: encenação; teatro e tecnologia; teatro de imagens; Robert Lepage.

Sete afluentes para Robert Lepage

Tese de Doutorado

Instituto de Artes

Detpo de Multimeios

UNICAMP

20007

Resumo: Este trabalho desdobra-se sobre a obra do encenador canadense Robert Lepage, refletindo sobre o modo pelo qual ele traz à cena teatral ou cinematográfica determinados elementos, criando, através do jogo entre eles, uma poética singular e híbrida. Partindo do processo criativo da autora na encenação de Ofélia em Off e das memórias de sua experiência como espectadora da cena lepagiana, o trabalho apresenta, através das memórias de Robert Lepage, passagens de sua trajetória pessoal, relacionando suas possíveis repercussões sobre o processo de criação do encenador. Através de sete espetáculos criados e dirigidos por Robert Lepage (Vinci, Trilogia dos Dragões, Agulhas e Ópio, Os Sete Afluentes do Rio Ota, Elsinore, Geometria dos Milagres e A Face Oculta da Lua), é analisado o modo singular pelo qual o encenador faz uso de sete elementos recorrentes em sua arte: o idioma, os objetos, as imagens, o espaço, a palavra, a memória e o jogo. Apresentando a obra cinematográfica de Lepage, através da sinopse dos filmes Lê Polygraphe, Nô, Le Confessional e La Face Cachée de la Lune, relaciona sua criação teatral à cinematográfica, confluindo para a singularidade de sua poética multidisciplinar e híbrida. Nas conclusões, o trabalho apresenta as ressonâncias da pesquisa sobre a prática e o pensar artístico da autora, relacionando ainda a harmônica interdisciplinaridade da poética lepagiana e sua abertura à recepção criativa do público a uma visão contemporânea de mundo que parece apontar para a a integração dos opostos como elementos complementares, na dissolução de dualidades, correntemente tidas como irreconciliáveis .

Palavras-chave: Robert Lepage; Ex Machina; cena e tecnologia; cinema Canadá

O uso da imagem tecnológica na narrativa cênica contemporânea

Dissertação de Mestrado

Instituto de Artes

Depto de Multimeios

UNICAMP

2002

Resumo: Esta dissertação aborda o uso da imagem tecnológica como elemento narrativo na cênica contemporânea. Para tanto, apresenta um traçado histórico acerca da evolução da iluminação, do espaço, da dramaturgia, da interpretação e dos recursos tecnológicos no panorama teatral, salientando as modificações que os levaram a intervir mais verticalmente na narrativa cênica. A partir do percurso histórico, define uma das linhas contemporâneas da prática teatral; a do espetáculo multimediático, para o qual aponta a utilização de recursos imagéticos como configuradores de uma narrativa cênico-espetacular. A segunda parte do estudo apresenta um processo empírico de uso da Imagem tecnológica como elemento narrativo em uma encenação contemporânea - "Ofélia em Ofi" - revelando de como foram concebidos e trabalhados os elementos cênicos na linguagem híbrida do multimediático, que configura um discurso imagético para sua formulação narrativa

Palavras-chave: Teatro; Arte e Tecnologia; Representação Teatral; Multimídia.

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